UTILIDADES DO RECURSO ADESIVO

É muito comum enxergarmos o recurso adesivo como uma espécie de recurso. Mas ele não é. Trata-se, na verdade, de uma forma de interposição do recurso. Assim, por exemplo, o recurso ordinário pode ser interposto de forma independente ou de forma adesiva ao recurso apresentado pela parte contrária (recurso principal) – artigo 997 e § 1º do CPC.

A escolha sobre a forma que deverá será adotada vai depender da estratégia da parte no processo:

  • não satisfeita com a decisão de sucumbência recíproca, ela pode interpor o seu recurso de forma imediata e independente; ou
  • satisfeita com essa mesma decisão desde que a sua situação não se agrave, ela pode aguardar a iniciativa da parte contrária e, se o caso, interpor recurso adesivo ao dela.

O recurso adesivo, portanto, é interposto em razão da interposição de outro. Justamente por isso tem o seu destino vinculado ao recurso principal, ou seja, somente será conhecido se também conhecido for o recurso principal (§ 2º do artigo 997 do CPC).

Essa vinculação não se estende ao mérito do recurso: o objeto do recurso adesivo pode ser diferente da matéria discutida no recurso principal e ambos poderão ter resultados também distintos.

Assim, são três os pressupostos para o manejo do recurso adesivo:

  • a existência de sucumbência recíproca das partes;
  • a interposição de recurso independente por uma das partes; e
  • o silêncio da parte contrária.

Além disso, são dois os requisitos:

  • o conhecimento do recurso principal; e
  • o preenchimento dos pressupostos de admissibilidade do recurso respectivo.

Se a parte reclamada, por exemplo, não recorre da sentença, mas, diante da apresentação de recurso ordinário pelo reclamante, decide interpor recurso adesivo, deverá, igualmente, comprovar o preparo (custas processuais e depósito recursal), como se recurso independente fosse.

Três questões ainda merecem ser aqui destacadas:

  1. a parte que desiste do recurso independente não pode, arrependida, interpor recurso adesivo: há preclusão consumativa;
  2. o recurso adesivo não pode ser utilizado para o fim de complementar o recurso independente já interposto: há preclusão consumativa; e
  3. o recurso adesivo não tem o condão de salvar o recurso independente não processado por algum vício: há preclusão temporal.

Se você notou que o prazo para recorrer já se esgotou, não insista na interposição do recurso independente. O melhor a se fazer é aguardar a oportunidade para eventual recurso adesivo.

No processo do trabalho, o recurso adesivo é cabível nas hipóteses de interposição de recurso ordinário, recurso de revista, recurso de embargos e agravo de petição (Súmula nº 283 do TST); e deverá ser apresentado junto com as contrarrazões ao recurso principal. Inexiste proibição legal para que tudo seja apresentado em uma única peça, mas é comum e recomendável que sejam interpostos em peças separadas.

Deixe um comentário

[vc_row content_placement="middle" scheme="dark" row_type="normal" row_delimiter="" row_fixed="" hide_on_tablet="" hide_on_mobile="" hide_on_frontpage="" css=".vc_custom_1496914894286{background-color: #23282c !important;}"][vc_column icons_position="left"][trx_sc_content size="1_1" number_position="br" title_style="default" padding="none"][vc_empty_space alter_height="medium" hide_on_mobile="" css=".vc_custom_1497434392904{margin-top: -0.25rem !important;}"][vc_row_inner equal_height="yes" content_placement="middle"][vc_column_inner width="1/2" icons_position="left"][trx_widget_contacts columns="" googlemap="" socials="" logo="1165"][/trx_widget_contacts][/vc_column_inner][vc_column_inner width="1/2" column_align="right" icons_position="left"][trx_widget_socials align="right"][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/trx_sc_content][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width="stretch_row" row_type="compact" row_delimiter="" row_fixed="" hide_on_mobile="" hide_on_frontpage="" css=".vc_custom_1493286847320{background-color: #171a1d !important;}"][vc_column column_align="center" icons_position="left"][trx_sc_content size="1_1" float="center" number_position="br" title_style="default" padding="none"][vc_wp_text]

Felipe Kakimoto 2024. Todos os Direitos reservados. Desenvolvido por Clipper & Oceano Digital.

[/vc_wp_text][/trx_sc_content][/vc_column][/vc_row]