CUIDADO AO INDICAR O VALOR DO PEDIDO NA PETIÇÃO INICIAL

Você já sabe que o novo § 1º do artigo 840 da CLT impõe, como requisito da inicial, a indicação de pedido certo, determinado e com a indicação do seu valor.

Pedido certo é o expresso (oposto de implícito – § 1º do artigo 322 do CPC).

Pedido determinado é o definido quanto à qualidade e quantidade, dizendo respeito à sua liquidez (oposto de pedido genérico, cujo valor não é possível identificar de imediato – § 1º do artigo 324 do CPC).

Portanto, é possível termos pedidos certos e determinados (ex.: verbas rescisórias, auxílio transporte) e também pedidos que, embora certos, sejam indeterminados quanto à qualidade ou à quantidade (ex.: diferenças de comissões cuja apuração demande prova pericial).

Como cumprir, então, o requisito da “indicação do valor” em caso de pedido genérico? Valendo-se da mera estimativa (§ 2º do artigo 12 da IN 41/2018 do TST). E é importante que você, advogada ou advogado, deixe muito claro isso na inicial: que o valor indicado é estimado, não servindo como limitação de eventual condenação.

Em 22/11/2019, foi publicado um acórdão da 3ª Turma do TST, cuja ementa diz assim: “Restando clara a existência de pedidos líquidos e certos na petição inicial, deve ser limitado o montante da condenação aos valores ali especificados (arts. 141 e 492 do CPC e 840, § 1º, da CLT)” – RR-366-07.2018.5.12.0048, Relator Ministro Alberto Luiz Bresciani de Fontan Pereira, destaquei.

Já há discussões quanto à vinculação da sentença ao valor atribuído ao pedido genérico. De todo modo, penso que a decisão acima se refere ao pedido determinado (recomendo a leitura do voto do Relator).

Inclusive, também há decisões entre os Regionais no sentido de que a indicação do valor exigida no rito ordinário representa uma mera estimativa, seja pedido determinado ou genérico.

Dito isso, o que eu recomendo aqui:

  • seja cauteloso(a) com a indicação do valor do pedido determinado: ele pode limitar a condenação (se muito reduzido) ou impor uma sucumbência ao reclamante (se muito elevado) – isso, para os juízes que entendem não haver diferença entre sucumbência parcial e sucumbência recíproca (já escrevi aqui sobre isso); e
  • deixe bem claro que a indicação do valor do pedido, principalmente o genérico, é feita por mera estimativa.

Assim, você reduz as chances de prejuízo nos processos que tramitam pelo rito ordinário.

Deixe um comentário

[vc_row content_placement="middle" scheme="dark" row_type="normal" row_delimiter="" row_fixed="" hide_on_tablet="" hide_on_mobile="" hide_on_frontpage="" css=".vc_custom_1496914894286{background-color: #23282c !important;}"][vc_column icons_position="left"][trx_sc_content size="1_1" number_position="br" title_style="default" padding="none"][vc_empty_space alter_height="medium" hide_on_mobile="" css=".vc_custom_1497434392904{margin-top: -0.25rem !important;}"][vc_row_inner equal_height="yes" content_placement="middle"][vc_column_inner width="1/2" icons_position="left"][trx_widget_contacts columns="" googlemap="" socials="" logo="1165"][/trx_widget_contacts][/vc_column_inner][vc_column_inner width="1/2" column_align="right" icons_position="left"][trx_widget_socials align="right"][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/trx_sc_content][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width="stretch_row" row_type="compact" row_delimiter="" row_fixed="" hide_on_mobile="" hide_on_frontpage="" css=".vc_custom_1493286847320{background-color: #171a1d !important;}"][vc_column column_align="center" icons_position="left"][trx_sc_content size="1_1" float="center" number_position="br" title_style="default" padding="none"][vc_wp_text]

Felipe Kakimoto 2025. Todos os Direitos reservados. Desenvolvido por Clipper & Oceano Digital.

[/vc_wp_text][/trx_sc_content][/vc_column][/vc_row]